top of page

FAO e USP unem forças por segurança alimentar na América Latina

Atualizado: 24 de set.

Membros da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) discutem desafios e oportunidades para sistemas agroalimentares inclusivos com Luiz Carlos Beduschi, Oficial de Políticas em Desenvolvimento Territorial junto à Organizaçao das Naçoes Unidas para a Alimentaçao e Agricultura (FAO).


Autoridades reunidas para debater sobre segurança alimentar.
Encontro entre representantes da ESALQ e Oficial da FAO. Fonte: Divisão de Comunicação - ESALQ (crédito: Gerhard Waller)

Os sistemas agroalimentares empregam mais de 1 bilhão de pessoas globalmente, mas em muitas regiões do planeta, a pobreza e a desigualdade social são desafios presentes nesse setor. Para discutir os "Desafios e oportunidades para acelerar a transição para sistemas agroalimentares inclusivos e sustentáveis na América Latina", a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, na manhã do dia 19 de setembro, o engenheiro agrônomo Luiz Carlos Beduschi Filho.


Beduschi atua como especialista em Políticas de Desenvolvimento Rural na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na América Latina e Caribe, onde coordena o Programa de Transformação Rural. Ex-aluno da Esalq, ele trabalha com foco na criação de sociedades rurais mais prósperas, inclusivas e sustentáveis.


Voluntários distribuindo alimentos
Voluntários distribuindo alimentos - Fonte: chatgpt.com

“Há um enorme potencial de parceria entre a FAO e a USP, e a Esalq está pronta para contribuir na superação dos desafios enfrentados pelos sistemas agroalimentares”, afirmou Beduschi. Em sua apresentação, ele destacou que a FAO busca utilizar dados científicos para fundamentar decisões políticas e promover boas práticas na transformação dos sistemas agroalimentares, garantindo assim a segurança alimentar global.





Especificamente para a América Latina e Caribe, Beduschi compartilhou com os professores da Esalq o Marco Estratégico da FAO 2022-2031, que estabelece quatro prioridades para a região. “Nós estamos focados em quatro áreas principais: melhorar a produção, promover o uso sustentável do meio ambiente, aprimorar a nutrição das populações e elevar a qualidade de vida. Para isso, a colaboração entre diferentes atores globais e a conexão entre Ciência e Política são fundamentais”, explicou o engenheiro agrônomo.



SOBRE A FAO

Logo da FAO.
FAO - Fonte: www.fao.org

A FAO é uma agência especializada da ONU, fundada em 1945, cujo objetivo principal é erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global. Sua missão é ajudar os países a desenvolver sistemas agrícolas e alimentares sustentáveis, oferecendo assistência técnica, política e científica para que cada nação seja capaz de produzir alimentos suficientes e de qualidade.






Comments


Inscreva-se na nossa newsletter

bottom of page